Habitar

Projetistas & Consultores

 
 

O que é uma avaliação / certificação acústica?
É a verificação através de ensaios acústicos efetuados no local, da conformidade do ruído emitido ou do isolamento acústico da construção com os limites fixados em legislação específica.

Quando é solicitada?
A avaliação / certificação acústica é normalmente realizada a fim de:
- cumprir os requisitos da licença de habitação, utilização ou alteração de utilização, assim como da licença ambiental;
- face a reclamações de pessoas que se sintam incomodadas pelo ruído;
- confirmar na fase de construção hipóteses definidas no projeto acústico.

Que informação devo disponibilizar para receber um orçamento?
Deverá indicar-nos o tipo de espaço a avaliar, nomeadamente, se é: moradia de quatro frentes (isolada), moradia de duas ou três frentes (geminada ou em banda), moradia bifamiliar, edifício habitacional e/ou de serviços, estabelecimento de comércio e/ou de serviços, pavilhão, armazém, terreno, loteamento e etc. 
Deverá indicar-nos o seu nome, contacto e a morada do local objeto da avaliação acústica.

O meu local está pronto para a visita técnica? 
Os espaços a avaliar devem apresentar as condições finais de utilização, nomeadamente: vedação apropriada de portas e janelas, aplicação de revestimentos finais e etc. Durante o avaliação acústica será necessário haver silêncio para não afectar os resultados da mesma.

Devo garantir o acesso a que compartimentos?
Deve ser garantido o acesso a todos os compartimentos do local a ser avaliado. Caso seja uma moradia com duas ou três frentes (geminada ou em banda), moradia bifamiliar ou um estabelecimento de comércio e/ou de serviços, deve ser garantido também o acesso à habitação ou espaço contíguo, sendo da responsabilidade do cliente obter a permissão de acesso. No caso de terrenos ou loteamentos deve ser garantido o acesso ao local onde se prevê a construção.

Quanto tempo demora a visita técnica ao local? 
Depende do tipo de espaço a avaliar. Depois de nos indicar o tipo de espaço a avaliar, faremos uma previsão do tempo que demorará a visita e damos-lhe essa indicação.

Que informação devo disponibilizar para a elaboração do certificado / relatório acústico?
Deverá fornecer-nos o nome do requerente do processo, a morada do local objecto da avaliação acústica e a planta do projecto (se disponível).

O certificado acústico fica pronto na altura em que é realizada a visita técnica ao local?
Não. Depois da visita técnica ao local, é necessário efetuar a análise dos dados recolhidos no local. Com estes dados, em conjunto com a informação disponibilizada pelo cliente, será elaborado nos nossos escritórios o certificado acústico onde constará o procedimento e descrição do ensaio, normalização e legislação aplicável, análise dos resultados, certificados de calibração dos equipamentos e anexo técnico de acreditação. 

Porque escolher uma empresa com acreditação IPAC? 
Escolhendo uma empresa com acreditação IPAC para realizar a avaliação / certificação acústica, garante que o certificado acústico é aceite e reconhecido por todas as entidades licenciadoras. A acreditação IPAC comprova a existência de competência técnica para garantir confiança nos resultados, uma vez que, estes foram obtidos seguindo rigorosamente os procedimentos de ensaio, por técnicos altamente qualificados e com recurso a equipamentos sofisticados e devidamente certificados e calibrados.

Está em... Entrada Engenharia Acústica Certificação acústica